top of page

Modernismo Eclipsado

Liszt Vianna Neto

Pampulha 80 anos_edited.png

Conjunto Moderno da Pampulha: Paisagem Cultural Mundial

Pesquisa e levantamento documental

Obra comemorativa dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônio Mundial da UNESCO.

Acesse pelo site:

[Em breve]

aleijadinho capa.png

Aleijadinho Arte Revelada

Casa Fiat de Cultura

Esboços pedagógico - Paul Klee

Editor e tradutor do alemão

1.jpg

Os quatro elementos das arquitetura - Gottfried Semper

Editor e tradutor do alemão

semper 3_edited.jpg
como-a-gente-mora-site.webp

Como a gente mora?

Liszt Vianna Neto

Como a gente mora?, livro escrito por Ariane Viana e ilustrado por Liszt Vianna Neto, propõe, em uma abordagem histórica, cultural e política acessível aos pequenos, um contato inicial com a questão da habitação. Escrita em versos rimados e recorrendo ao humor, a obra busca despertar na criança o interesse e a consciência crítica a respeito do tema.

Acesse pelo site:

https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/como-a-gente-mora/

Oficial_edited.jpg

Publicações

Artigos publicados

A arquitetura de Anton Benjamin Floderer: um discípulo de Otto Wagner no Brasil

Este artigo trata da trajetória de Anton Benjamin Floderer - arquiteto austríaco, ex-aluno de Otto Wagner, ativo no campo arquitetônico berlinense - que imigrou para o Rio de Janeiro em 1923, quando associou-se a arquitetos imigrados como R. Prentice e A. Buddeus.

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2020v27n40p57

Sem Título.001.jpeg

Leo Putz: um artista imigrado na formação do modernismo carioca

Emigrando para o Brasil em busca de um “paraíso perdido”, Leo Putz se destaca das matrizes artísticas predominantes no Brasil na Era Vargas. Junto a outros imigrados, Putz integrou a nova geração de professores da Escola Nacional de Belas Artew que, sob a direção de LúcioCosta, conduziram a guinada modernista da instituição.

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11007

Sem Título.002.jpeg

"Um espectro ronda o Rio de Janeiro":  modernismo soviético, a nova Frankfurt e a obra de Altberg no Brasil

O presente artigo aborda a trajetória de Alexander Altberg, arquiteto berlinense imigrado para o Rio de Janeiro em 1931 e ex-aluno da Bauhaus e do proeminente arquiteto Arthur Korn. No Brasil, Altberg atuou não apenas como arquiteto e principal realizador da vanguardista revista Base, mas também como um importante representante do modernismo alemão. Como muitos imigrantes alemães da década de 1930, teve o exercício da profssão vetado pelo governo Vargas e sua trajetória esquecida, como muitos dos primeiros arquitetos modernos.

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2018v25n36p104

Sem Título.003.jpeg

Deutsche Gruppe: arte e nacionalismo entre o Brasil do Estado Novo e a Alemanha Nacional Socialista

O presente artigo aborda o chamado Deutsche Gruppe, grupo de artistas alemães da Pro Arte, associação de artistas e apreciadores das artes alemãs no Brasil fundada em 1931. Composto F. Maron, H. Nöbauer, Otto Singer e Herbert Reiner, o grupo era formado por artistas que se nutriram do mecenato estatal brasileiro, mesmo se aproximando do nacional-socialismo alemão, e se envolveram em uma série de denúncias contra outros sócios da Pro Arte.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.14290

Sem Título.001.jpeg

Iconologia, Alegorismo Medieval e o conceito de habitus na obra de E. Panofsky

Esta é uma citação da obra publicada. Escreva uma breve descrição para dar aos leitores uma ideia do seu trabalho. Certifique-se de especificar o meio de publicação, tais como periódico acadêmico, livro, ensaio ou revista. Caso o seu trabalho apareça somente em determinadas páginas, inclua esta informação para que os usuários possam encontrar com mais facilidade.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/37451/30752

Imagens.008.jpeg

Arte, política cultural e cooperação teuto-italiana no Rio de Janeiro da Era Vargas

A aproximação entre a política cultural alemã e italiana no Rio de Janeiro durante a Era Vargas se baseou em interesses e estratégias comuns ao estabelecer sua presença nas Américas. Apesar de ambos os países combaterem unidos a influência dos países aliados no Brasil, certos aspectos de suas relações envolviam a cooperação numa atmosfera de precaução e discrição. Tal cooperação no campo artístico e cultural teve impacto direto nas atividades da Pro Arte – associação de artistas e amantes das artes alemãs no Brasil. Partindo desde a sua fundação de um alinhamento às vanguardas modernistas, a associação se viu tomada pelas diretrizes nazistas da embaixada alemã, sendo utilizada como instrumento de sua política cultural e propaganda através da arte.


https://doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.32163

Imagens.007.jpeg

O Legado de Jan Vredeman de Vries para os Tratados de Perspectiva

Esta é uma citação da obra publicada. Escreva uma breve descrição para dar aos leitores uma ideia do seu trabalho. Certifique-se de especificar o meio de publicação, tais como periódico acadêmico, livro, ensaio ou revista. Caso o seu trabalho apareça somente em determinadas páginas, inclua esta informação para que os usuários possam encontrar com mais facilidade.

https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/585/541

de vries_edited.jpg
leste do brigadeiro.001.jpeg

A Leste do Brigadeiro - Heloísa Azevedo da Costa

Prefácio - Liszt Vianna Neto

bottom of page